Ímãs de Alnico

Os ímãs de Alnico são produzidos a partir de uma liga de alumínio, níquel, cobalto e ferro (AlNiCo).

As diferentes combinações destes elementos e a adição de outros elementos fornecem as características magnéticas e físicas dos vários graus dos ímãs de Alnico.

Bastante usado no setor industrial, graças às suas propriedades e sua resistência a altas temperaturas. Possuem uma boa estabilidade em temperaturas extremas.

Outra grande vantagem é a resistência a produtos químicos, como ácidos ou solventes, e seu bom comportamento de oxidação. Ímãs de Alnico podem ser produzidos através de dois processos: fundição ou sinterização.

O processo de fundição é utilizado para ímãs maiores e de formatos mais simples. E o processo de sinterização é usado para ímãs pequenos e permite a obtenção de formatos mais complexos, com maior precisão dimensional.

A liga Alnico 2 é não orientada e tem propriedades isotrópicas em todas as direções. As ligas anisotrópicas Alnico 5, 6 e 8 foram desenvolvidas para produzir o melhor fluxo de energia em uma direção determinada.

Esta orientação é obtida durante o tratamento térmico, através de resfriamento controlado sob um campo magnético na direção especificada de magnetização.